
Se você já notou que o seu gato fica “louquinho” ao sentir o cheiro de água sanitária, saiba que seu pet não é o único. Ao que tudo indica, os felinos têm certa obsessão por esse tipo de produto químico, e podem ter reações muito semelhantes as causadas pela catnip, ou a erva de gato.
Mas afinal por que os gatos são tão atraídos pela água sanitária? Existe alguma explicação científicas para esse “fetiche felino”? Vamos entender mais sobre esse “fenômeno” e o que fazer caso o seu gato entre em contato com essa substância.
Esse talvez seja uma das atitudes mais surpreendentes, porém, mais estranha dos gatos.
Por que os gatos são atraídos pelo cheiro de água sanitária
Já que os gatos tem tanta atração pelo cheiro de água sanitária e outros alvejantes, é de se esperar que a ciência já tenha descoberto a causa dessa estranha paixão felina, certo? Mas infelizmente, esse não é o caso. Até mesmo para os veterinários mais experientes, a resposta ainda é completamente desconhecida.
A teoria, na visão de pesquisadores, e muitos profissionais é que ela aconteça por causa da composição química dos alvejantes — especialmente pelo cloro utilizado nas fórmulas. Assim como o catnip, o cloro age como um feromônio para os gatos. Mas o que isso significa? Feromônios são químicos que causam reações naturais em determinadas criaturas.
A razão do gato ser atraídos pelo cheiro de água sanitária pode ter relação com a composição química da substância. Soluções alvejantes à base de hipoclorito de sódio, cloro e também amônia, tem cheiro parecido com o odor bioquímico do xixi de gato.
Os gatos podem sentir o cheiro de coisas que não podemos por causa de seu olfato supersensível também, então o que pode ser um nível indetectável de alvejante para nós pode ser realmente potente para o nariz de um gato.
Portanto, quando os gatos são expostos a feromônios ou químicos que imitam esse cheiro, eles são instintivamente atraídos e podem agir de maneira diferentes. Por isso que o seu gato pode acabar rolando e babando, ao sentir o cheiro do alvejante ou até urinar no local.
Uma vez que alguns gatos, podem se sentir ameaçados ao sentir esse cheiro, especialmente os machos não castrados. Ele pode acabar urinando para marcar território sempre que sentir o cheiro do alvejante a base de cloro. Então lembre-se disso na próxima vez que decidir usal cloro ou água sanitária para limpar a casa!
Uso de alvejante para limpeza de sanitários: sim ou não?

Uma questão discutida é o uso de alvejante na limpeza de toaletes. Alguns dizem que usar água sanitária estimula o gato a se aproximar da caixa de areia e assim aprender a usá-la.
Já outros afirmam que o gato pode pensar que está fazendo xixi e evita usá-lo. Tudo depende de como seu gato reage ao cheiro de água sanitária, então não existe uma regra geral para cada gatinho.
Consequências da água sanitária para gatos
De maneira resumida, alvejantes são substâncias altamente tóxicaspara os gatos. Mas o nível de toxicidade do alvejantes aos gatos vai depender do tipo de alvejante que você usa na sua casa e qual a intensidade de contato do gato com o produto. Caso o único contato do seu felino com essa substância seja através do olfato, ele não terá grandes problemas. Possivelmente espirre bastante.
Contudo, mesmo o simples contato da água sanitária com a pele ou olhos do gato pode ser muito prejudicial. Os gatos absorvem a substância através de suas glândulas sob as patas. A longo prazo, isso pode ter consequências para sua saúde. Além do risco da substancia poder causar irritação na pele e mucosa do animal.
Porém, pode ser que seu gato não apenas entrem em contato com a água sanitária, mas ele também pode decidir bebê-la. Se esse for o caso, nenhum tempo deve ser perdido, já que o consumo de alvejante é algo que pode causar danos sérios de saúde para o seu animal de estimação.
Nesse caso, o gato pode ter sintomas de envenenamento e precisar de uma lavagem estomacal de urgência.
Então, é muito importante que os tutores fiquem de olho para evitar que seus gatinhos saiam bebendo alvejante deixadeos pelos cantos da casa.
Sinais e Sintomas de Intoxicação por Alvejante
Se o seu gato beber água sanitária ou outro tipo de alvejante, você deve saber reconhecer os sinais de envenenamento.
Seu gato pode apresentar uma reação inofensiva aos vapores da água sanitária. Eles podem brincar, ronronar ou rolar na área. Mas isso não significa que eles estão envenenados. Esta é apenas uma reação que eles experimentam, semelhante à reação que eles têm quando são expostos a catnip.
Porém, alvejantes concentrados tem ação desinfetante por conseguir quebrar moléculas de proteínas presentes em vários vírus, bactérias e fungos. Mas é essa propriedade que ajúda a manter nossa casa limpa, também torna o alvejante corrosivo para as proteínas presentes nos tecidos animais.
O contato com essas substâncias concentradas pode causar ulceração nos olhos, pele, almofadas das patas, revestimento das vias aéreas, boca e trato gastrointestinal.
Portanto, você deve sempre evitar permitir que seus gatos acessem áreas de sua casa onde você está usando produtos que contenham alvejante porque é venenoso para os gatos – quanto mais concentrada a solução, pior o dano.
Dentre os sintomas de que seu gato consumiu o alvejante e está intoxicado estão:
- Irritação na pele;
- Vômito;
- Dor abdominal;
- Manchas brancas ao redor da boca;
- Baba em excesso;
- Dificuldade de engolir;
- Olhos vermelhos ou fechados e lacrimejantes.
Esses sinais podem significar que seu gato bebeu água sanitária. E se isso acontecer, você precisa estar pronto para tratar os sintomas em caso leve ou correr com seu felino parqa a emergência.
O que fazer se meu gato estiver em contato com água sanitária ?
Verifique cuidadosamente o pelo, as patas e a área da boca buscando áreas com cheiro de alvejante e, em seguida, enxágue bem com água abundante e lave com sabão neutro (sei que não vai ser fácil – boa sorte!)
Enxágue todas as áreas do pelo/pés do seu gato que possam estar contaminadas várias vezes.
Caso não haja sintomas, é melhor diluir qualquer toxina potencialmente ingerida oferecendo ao seu gato água ou comida úmida misturada com água. Mas não induza o vômito, pois o produto químico apenas causará mais danos no caminho.
Evitando intoxicação

A melhor forma para evitar que seu gato fique doente por conta de alvejantes é simplesmente mantendo os produtos longe do seu gato. Então, toda vez que você for fazer uma faxina ou lavar roupas usando alvejante, cloro ou água sanitária, coloque seu pet em outro cômodo da casa até terminar.
Além disso, alvejantes diluídos são muito menos perigosos que as versões concentradas. Apesar da versão comercial já conter o acréscimo de água, você pode diluir mais um pouco para tornar esse químico ainda mais inofensivo.
Por fim, embre-se de não deixar as garrafas com os concentrados em locais onde seu gato consiga ter acesso!
Já que para o gato o cheiro da água sanitária não é venenoso, quando tudo estiver limpo, você pode deixar seu felino entrar na área. Eles ainda podem até rolar e se esfregar no chão por sentir o cheiro do produto no chão. Mesmo assim, desde que não exista alvejante para lamber ou beber, eles não correm risco de envenenamento.
Dicas principais:
Mantendo os gatos seguros ao usar alvejante em sua casaSempre mantenha os gatos longe da fonte de alvejante e das superfícies que estão sendo limpas:
Mantenha as tampas dos vasos sanitários fechadas (alguns gatos bebem da tigela!).
Não deixe a solução de água sanitária espalhada em baldes de esfregões, pias ou bebedouros para gatos curiosos investigarem, cheirarem, lamberem ou respingarem em seu rosto.
Limpe qualquer derramamento rapidamente diluindo e limpando.
Nunca misture alvejante com outros produtos/químicos de limpeza, pois pode produzir gases tóxicos.
Que diluição de alvejante é eficaz, mas segura, com um gato em casa?
Mais diluído, e corre o risco de não fazer o trabalho de desinfecção. No geral, para limpeza diária, uma diluição de 1:32 parece ser o melhor equilíbrio entre danos aos patógenos e ser menos provável de causar danos ao seu gato. Desde que seja enxaguado e seco antes de permitir que seu gato fique perto de superfícies/objetos tratados.
Para desinfetar objetos ou superfícies expostas a organismos mais resistentes, como durante um surto de doença (por exemplo, os do vírus da gripe felina), é mais eficaz usar soluções 1:10 mais concentrado por 30 minutos de tempo de contato. Mas durante esse tempo de ação, os gatos devem definitivamente ser mantidos bem afastados dessa concentração, pois é provável que cause muito mais danos se o seu gato se aproximar dela.
A melhor e mais segura política é excluir gatos (e quaisquer outros animais de estimação) das áreas onde qualquer produto químico está sendo usado, enxaguar qualquer resíduo e deixar a área secar completamente depois .
No caso de esfregar o chão, eu sempre usaria uma força de 1:32 e, idealmente, passaria por cima do chão com um balde de água separado depois, especialmente se você tiver a sorte de ter piso aquecido – você não quer que ninguém da sua família vias aéreas sejam expostas à toxicidade do aroma do alvejante!
É importante também evitar usar água muito quente para diluir seu alvejante. O uso de água fria reduz a emissão de vapores e a inalação do alvejante por você ou pelo seu gato.
Adicione o alvejante à água (não a água ao alvejante) para evitar que o alvejante concentrado respingue pretendida nas superfícies, nos olhos/rostos, nas roupas e, o mais importante, nos gatos curiosos!
Use a Diluição certa para minimizar riscos para o seu gato tarado por cheiro de água sanitária e mantes a casa limpinha!
Primeiramente, mantenha seu gato longe do alvejante, independe da força da solução. Mas como você pode ter certeza de que não está usando uma solução de concentração maior que a indicada ou necessária? Aqui estão algumas dicas matemáticas para fazer soluções de força 1:10 e 1:32 com alvejante doméstico (5 – 6%) para você não errar mais.
Uma solução 1:32 é basicamente 1 parte de alvejante adicionada a 31 partes de água. Por exemplo, isso seria aproximadamente 30 mL de alvejante doméstico ( 5%) adicionado a 970 mL de água para fazer uma solução de 1 litro (1000 mL) de aproximadamente 0,15% de concentração.
Uma solução 1:10 é basicamente 1 parte de alvejante adicionada a 9 partes de água. Por exemplo, seriam 100 mL de alvejante doméstico (5%) adicionados a 900 mL de água para fazer uma solução de 1 litro (1000 mL) de aproximadamente 0,5% de concentração.
E sempre misture bem qualquer solução antes de usar.
Agora conta pra mim, seu gatinho é viciado em água sanitária ou cloro?
Assista também:
Já conhece nosso canal no Youtube? Se Inscreve lá!

Mundo News
Nossa newsletter aprovada pela Chef Zelda e pela Gata Nami!
About the Author