É um linguão de responsa! Atual maior língua do mundo pertence a um Setter Inglês!

Essa matéria vai te deixar com “a língua de fora” de espanto!. Estamos falando de ninguém menos do que o cão da raça Setter Inglês que bateu o recorde da maior língua canina do mundo! Isso mesmo, você leu corretamente: a língua do cachorro é tão grande que é praticamente um membro extra do corpo!
Mas, antes de mergulharmos nesse tema tão interessante, sente-se, relaxe e lembre-se de manter sua língua dentro da boca durante toda a leitura!
Conheça Bisbee

O nome desso recordista é Bisbee, um cão de apenas três anos que vive com sua família em Tucson, Arizona, nos EUA.
Jay e Ericka Johnson, tutores de Bisbee, disseram ao Guinness que a língua do setter inglês foi algo que sempre chamou atenção da família.
“Enviei uma foto dele ofegante para minha irmã e meu pai e acho que um deles mencionou que poderia ser um recorde mundial”, disse Ericka.
E não estavam errados! Mas segundo sua tutora, o tamanho da língua do cão não é sempre perceptível, a menos que ele esteja bastante ofegante e cansado, quando ela cai e fica pendurada. Caso contrário, ele a mantém guardada na boca na maior parte do tempo, passando despercebida.
Então, medir a língua avantajada de Bisbee não foi uma tarefa fácil. A cada tentativa o cachorro de descobrir o comprimento de sua língua, o cão achava que seus tutores estavam brincando e não parava quieto. A medição só foi possível quando ele teve que ser sedado para fazer alguns exames.
Foi a oportunidade perfeite! Erica então fez uma medição preliminar, e só depois entrou em contato com o Guinness World Records.
Os critérios para a medição da maior língua
A medição da língua não pode ser feita de qualquer jeito, existem alguns critérios que dever ser seguidos para determinar se o cão tem a maior língua do mundo. São eles:
- Para o valor oficial da língua, o músculo deve estar fora do focinho o mais confortavelmente possível;
- A língua não pode ser esticada, causando dor ou desconforto ao cão, e;
- Um veterinário qualificado faz a medição desde sua ponta até onde a lingua é visível pela primeira vez na boca.
O recorde da maior língua do Mundo Canino

Em 23 de fevereiro, o Guinness World Records anunciou a entrada de Bisbee para a história! O Cachorro setter inglês garantiu seu lugar no hall da fama dos lingudos, com sua enorme língua de 9,49 centímetros.
Ele deve ter ficado tão feliz que quiz lamber todo mundo da equipe do Guiness!
Confira esse super vídeo de apresentação que o Guiness World Record fez do ganhador
Outros ganhadores de Maior língua do Mundo
De acordo com o Daily Mail, a detentora do registro anterior a Bisbee era Mochi, uma São Bernardo com uma língua de 18,58 cm. Ela manteve o título por cinco anos, mas infelizmente faleceu em outubro de 2021.
No entanto, Mochi já havia quebrado o registro anterior, que pertencia a um Pug chamado Puggy, com uma língua de 11,43 cm. Mas, nem Mochi nem Puggy chegaram perto da língua do boxeador chamado Brandy.
Mas porque os cães tem línguas tão grandes?
Além de lamber comida e água ou beijar seu tutor, a língua serve como um regulador essencial de temperatura. Um resfriador natural para os cães.
Quando os cães se exercitam, suas línguas ficam maiores e, devido ao aumento do fluxo sanguíneo, geralmente ficam para fora da boca, então quando um cão ofega, na verdade está resfriando todo o corpo do animal.
As respirações rápidas e curtas do cão fazem com que a umidade na língua evapore, resfriando a língua, que por sua vez resfria o fluxo sanguíneo que passa através da língua e do sistema respiratório.
Ter uma língua mais longa aumenta a área de superfície para que isso aconteça, embora às vezes as línguas dos cães se tornem longas demais para serem práticas.
Macroglossia é o nome médico para o distúrbio em que a língua é maior que o normal. O que pode atrapalhar a alimentação e os praticantes de exercícios físicos.
Mas conta pra gente, sur cachorro tem a língua grande?
Já conhece nosso canal no Youtube? Se Inscreve lá!

Mundo News
Nossa newsletter aprovada pela Chef Zelda e pela Gata Nami!
About the Author