A Polônia foi o primeiro país a notificar um número significativo de gatos com a gripe aviária em uma extensa região, de acordo com declarações da OMS. A organização também informou que o risco de transmissão para seres humanos continua baixo.

gatos com gripe aviária

Os Gatos Infectados con a Gripe Aviária

A Organização Mundial da Saúde realizou testes após receber relatos das autoridades de saúde polonesas no mês passado sobre mortes incomuns de gatos em todo o país. Destes, inicialmente em 29 gatos testaram positivos para a cepa H5N1 da gripe aviária.

Número esse que foi atualizado para Trinta e quatro gatos domésticos em oito províncias da Polônia testaram positivo para o vírus da influenza aviária (H5N1) em 21/07. 

Também de acordo com relatórios, um grupo de 46 gatos e um caracal estava em cativeiro sendo testados para o vírus. Infelizmente, 14 dos animais infectados foram sacrificados e outros 11 morreram devido à doença. A fonte de exposição dos gatos ao vírus ainda é desconhecida, e as investigações estão em andamento, conduzidas por especialistas em saúde animal.

Os Sintomas da Gripe Aviária em Gatos

Muitos desses gatos infectados pela gripe aviária (H5N1) apresentaram sintomas graves, como dificuldade respiratória, diarreia sanguinolenta e sinais neurológicos, como por exemplo, paralisia e convulsões. Havendo casos em que a condição do animal se deteriorou rapidamente, levando à morte.

Em função disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado informando sobre essa situação preocupante e ressaltando o aumento recente de infecções em mamíferos.

A OMS também observou que infecções esporádicas de gatos com H5N1 já haviam sido relatadas anteriormente. Ainda é crucial continuar monitorando e investigando esses surtos para garantir a segurança da saúde pública e dos animais envolvidos.

Como acontece a infecção

gatos com gripe aviária

Embora os animais domésticos, incluindo gatos, raramente sejam infectados com a Gripe aviária (H5N1), na maioria das vezes, a infecção acontece após a ingestão de aves domésticas ou silvestres infectadas cruas, doentes ou mortas, ou através do contato com ambientes contaminados por essas aves.

Entre os gatos infectados, a maioria vivia dentro de casa mas tinha acesso ao exterior, através de varandas ou terraços por exemplo. No entanto, alguns eram principalmente gatos de vida livre com exposição potencial a pássaros selvagens. E alguns gatos infectados foram alimentados com aves cruas ou partes de aves.

Dos trinta e quatro gatos infectados, onze morreram devido à infecção e quatorze foram sacrificados. A fonte exata de exposição ao H5N1 continua indeterminada. Já que os pesquisadores não encontraram evidências de que esse vírus esteja se espalhando de gato para gato. 

Além disso, nenhuma doença foi relatada em donos de gatos ou outras pessoas expostas aos gatos até a última atualização feita pela OMS.

A Gripe Aviária e seu potencial zoonótico

Os vírus da gripe aviária H5N1 estão disseminados globalmente entre aves selvagens e domésticas e causaram infecções esporádicas em mamíferos.

A Europa passou por seu pior surto de gripe aviária registrado desde o final de 2021. As Américas do Norte e do Sul também enfrentaram surtos graves. Como resultado dessas epidemias, dezenas de milhões de aves em todo o mundo. Muitas aves infectadas com a cepa H5N1 do vírus que surgiu em 1996, foram abatidas para conter a disseminação.

Porém, nos casos atuais de casos de gatos com gripe aviária na Polônia, a OMS enfatizou que o risco de infecção em humanos foi considerado baixo para a população polonesa em geral.

Entretanto, donos de gatos, veterinários e outras pessoas que podem ter exposição mais frequente a gatos infectados pelo H5N1 sem o uso de equipamentos de proteção individual, o risco foi avaliado como baixo a moderado.

Embora as infecções por gripe aviária em humanos sejam raras, quando ocorrem, podem causar doenças graves com alta taxa de mortalidade.

Desde 2020, a OMS informou ter recebido 12 notificações de casos humanos de H5N1 em todo o mundo. Sendo que quatro deles classificados como casos graves e oito como leves ou assintomáticos.

Já conhece Nosso Canal no Youtube? Se Inscreve lá!

Science Alert

OMS

Mundo News

Nossa newsletter aprovada pela Chef Zelda e pela Gata Nami!

Seu email está 100% seguro! Nossas cães não enviam spam, e os gatos estão ocupados derrubando as coisas da mesa.

About the Author

Mundo de Cão e Gato
Mundo de Cão e Gato

Blog criado e escrito por mim, Selly Macêdo, Veterinaria com formação em Biologia e apaixonada por bichos desde que me entendo por gente! Aqui falamos sobre Dicas, Curiosidades e Saúde, Alimentação, Descobertas Científicas e Novidades relacionadas aos nossos amados Animais de Estimação, os Cães e Gatos! Seja bem vindo e espero que goste do que vai ler!

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.